top of page

O Shibori no século XXI

É um saber tradicional que vem escrevendo sua própria linha do tempo, na história. 
Repaginações pontuais da técnica e de sua aplicabilidade de usos desenham em cada releitura temporal as evoluções, dando a prática do shibori  múltiplas explorações do produto.

escultura-textil-shibori.jpg

 Existem inúmeros artistas, designers neste contemporâneo que exploram além das padronagens de estampar. 
São resultados que podem estar durante o processo do shibori, como as esculturas têxteis que são verdadeiras peças de arte dignas de exposições em museus,  tais como, as obras do americano Frank Connet, no Muskegon Museum of Art - EUA.

Outros Artistas plásticos exploram a busca não do padrão que se repete no desenho, como uma estampa, mas em uma representação com unidade, na peça inteira e sem repetições.

Existe, ainda, uma linha de design em shibori neste contemporâneo que inova na aplicação dos shiboris além dos históricos e usuais quimonos ou sarongs, roupas em geral ou, ainda, nas básicas almofadas, elevando a peça de shibori às alturas das paredes, literalmente; o que é possível de se constatar entre os resultados dos primeiros shiboris e os exemplos mais expoentes dos shiboris neste contemporâneo.
                

A sua evolução demostra multiplicidades de aderências infinitas das técnicas, processos, resultados, funcionalidades estéticas e de usos.

escultura-textil-shibori.jpg

As fotos são das esculturas têxteis de estampas diferentes, da nossa coleção de beachwear, cada estampa amarrada confere uma tridimensionalidade única a peça têxtil.

Os Shiboris da linha beachwear devido a exposição severa de agentes como o sal, sol e constantes lavagens não são tingidos com corantes botânicos, pois não teriam longevidade de uso.

Exatamente neste desafio é que investimos na criação de um método de tingir mais amigável com a natureza, utilizando corantes comuns, mas a seco e à mão livre, e assim, reduzindo nossa pegada hídrica em 56%. Essa prática de produção nos mantem dentro da filosofia de ser mais eco friendly possível. 

Alguns dos Shiboristas, designers internacionais, que são nossos guias de admiração, inspiração e aprendizagem:

www.suzusan.com

https://frankconnet.com/

http://www.camoon.com.au/index.html

http://www.shibori.co.uk/

WHATSAPP

  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Pinterest Ícone

Atendimento de 10:00 às 19:00, de segunda a sexta

Copyright© 2019 - Todos os direitos reservados a Versão BRA / Slow Fashion - CNPJ10.314860/0001-53

            Caixa postal 15 - Praça Roquete Pinto 157, Centro - Santana do Deserto - MG / Brasil

bottom of page